Cerca de oito mil pessoas serão beneficiadas pela obra de pavimentação da Estrada do Socavão, principal distrito de Castro, nos Campos Gerais. Nesta sexta-feira (29), o Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior juntamente com o Carlos Massa – Ratinho Junior – assinou a ordem de serviço para pavimentar um trecho de nove quilômetros da estrada que liga o distrito de Socavão até a região do Pinheirão, em direção à PR-090. O investimento é de R$ 12,2 milhões, sendo R$ 11,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, e o restante de contrapartida da prefeitura.

Com grande fluxo de caminhões, que atendem indústrias mineradoras e a produção leiteira e agrícola da região, a Estrada do Socavão tem muita poeira e buracos, o que coloca em risco a vida dos que trafegam por ela. “O distrito é maior que muitos municípios do Paraná. Moram aqui milhares de pessoas, é um grande produtor de leite e de grãos e não tinha infraestrutura para atender a população”, disse o governador.

No evento, que aconteceu na Colégio Estadual do Campo Fabiana Pimentel, com a presença de estudantes e moradores da região, Ratinho Junior afirmou que o esforço do governo para enxugar a máquina pública e reduzir gastos tem como objetivo garantir recursos para obras como essa.

Além da pavimentação, a obra contempla serviços de sinalização, terraplenagem e drenagem. Pelo convênio firmado com a Secretaria da Infraestrutura e Logística, coube ao município a licitação e fiscalização da execução da obra.

Será asfaltado o trecho inicial da estrada municipal, que totaliza 26 quilômetros de extensão.

O asfaltamento do trecho é uma antiga reivindicação da comunidade local, para melhorar as condições de escoamento da produção agrícola e mineral. “Esta obra de infraestrutura vai trazer tranquilidade e conforto aos motoristas, moradores e produtores rurais”, afirmou o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, destacando que a obra deve ficar pronta no ano que vem.

Além disso, afirmou Fadel, as escolas estadual e municipal do distrito atendem crianças que moram a até 40 quilômetros de Socavão. “É perigoso para os alunos. O povo sabe do perigo e só por isso não tem acidente. Agora vai ficar excelente pelo tempo economizado e pela saúde. Com a poeira todos têm problemas respiratórios”, contou a professora Rosalva Aparecida Simão.

Esta é a segunda etapa do asfalto. A primeira foi concluída em 2009, com a pavimentação de 8,5 quilômetros entre Castrolanda e o Cruzo e mais quatro quilômetros na Estrada do Cerne, no sentido do distrito do Abapã. Esta obra recebeu recursos do Governo do Estado e foi executada pelo Exército Brasileiro.

Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; a deputada federal Aline Sleutjes; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Mabel Canto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here