A equipe do Blog de Castro registrou um caso de maus tratos envolvendo animais,o fato esta ocorrendo na localidade do Abapã, mais precisamente no  bairro conceição.Segundo relatos ,a dona dos animais deixa os mesmos soltos na estrada correndo o risco de serem atropelados e causar acidentes, ou presos sem alimentos e água.No dia que nossa equipe esteve no local onde estava ocorrendo o caso de maus tratos,avistamos uma cachorra presa em um buraco de aproximadamente 1 metro e meio de profundidade sem água e muito menos comida, sem contar que o buraco estava coberto com telhas,de acordo com o que foi apurado no local ,a cachorra estava presa por estar em período fértil.

  Nossa equipe deu comida e água para os cães que ali estavam ,e até um cachorro que estava preso a madeiras ,após ser tratado pelo pessoal do Blog de Castro ficou alegre querendo brincar com a equipe.Um dos membros do Blog de Castro foi impedido de fotografar a cachorra que estava no buraco.

  Devemos lembrar que maus tratos a animais é crime, e quem estiver cometendo pode ser enquadrado no Decreto Lei N° 24.645, de 10 julho de 1934 ,que define maus tratos aos animais ou na lei dos crimes ambientais.












Quais atitudes são consideradas maus tratos?

-Abandono
-Agressões físicas,como:espancamento,mutilação;envenenamento
-Manter os animais em  locais não-arejados-sem ventilação ou entrada de luz
-Manter os animais sem cuidados com a higiene 
-Manter o animal desprotegido contra o sol ,chuva ou frio
-Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente
-Não levar o animal ferido ou doente em um veterinário
-Manter o animal preso a correntes ou cordas  
 -Capturar animais silvestres 
-Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse. 


Como denunciar casos de maus tratos ou abandono?


Pela Constituição de 1998, os animais estão sob tutela do Estado e cabe a ele a função de protegê-los. Atos de abuso e de crueldade são crime ambiental e devem ser denunciados à polícia, que formalizará a ocorrência e instaurará um inquérito.
A autoridade policial tem a obrigação de fazer uma investigação dos fatos que, em tese, são crime ambiental.

Telefone para denuncia de maus tratos a animais-181