Prefeito Reinaldo Cardoso
no dia da inauguração do canil
em Castro//Prefeitura Municipal  de Castro

  O canil que foi inaugurado em fevereiro deste ano ,atende hoje 71 animais, sendo 41 filhotes e 30 adultos, de acordo com dados, o Centro de Controle de Zoonoses já atendeu 129 cães.

  Até o momento foram esterilizados cerca de 37 animais,destes 5 foram adotados e 32 devolvidos aos locais onde foram encontrados.O objetivo da esterilização dos animais, é que com o tempo a quantidade de cães nas ruas da cidade diminua.

     Adoções

 O numero de adoções até o momento é de 24 cães ,as adoções aconteceram através de feiras promovidas pela Amizade Animal (AMA), e também por pessoas interessadas que foram até o canil, e adotaram um dos animais.

 Acolhimento

 As etapas do processo de acolhimento dos cães acontece da seguinte forma :Primeiro é feito uma foto do animal no local onde foi encontrado,então o mesmo é levado ao Centro de Controle de Zoonoses, o dono tem o prazo de sete dias para procurar  no canil,caso o prazo passe e ninguém for atrás, o animal vai pra fila de adoção.

 Os animais ficarão por 30 dias no canil,caso não forem adotados ,serão devolvidos no lugar onde foram encontrados,de acordo com o que determina a Lei estadual 17422,de 18 de dezembro de 2012″O animal reconhecido como comunitário será recolhido ,esterilizado,identificado ,registrado e devolvido à comunidade de origem”,o que determina o artigo 7º da Lei.

 A eutanásia só será permitida em casos que encontre gravemente enfermo,situação tida como irreversível e casos que seja necessária para próprio alivio do animal ,conforme determina a legislação estadual.
 Mesmo o Centro de Controle de Zoonoses funcionando,percebe-se que o processo de diminuição de cães nas ruas é muito lento,basta caminhar pela cidade ,que já é possível observar a quantia de cães nas ruas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here