terça-feira, 4 de dezembro de 2018

  • , ,

    Guarda Mirim de Castro forma segunda turma

    “É um projeto que forma cidadãos, promove o desenvolvimento pessoal, profissional e sociocultural desses jovens. Com certeza, é um aprendizado que vai contribuir para que eles tenham um futuro melhor”


    A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, formou, na última sexta-feira (30), a segunda turma de guardas mirins com 26 alunos. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Castro.

    O coordenador da Guarda Mirim de Castro, Herlon Gabriel Silva, destaca que o trabalho iniciado em 2017 foi alcançando os objetivos propostos e a Guarda Mirim foi conquistando espaço na sociedade. “O projeto Guarda Mirim tem sido reconhecido graças as lutas diárias e as parcerias conquistadas. Nosso objetivo tem sido alcançado e os resultados vemos em cada um dos nossos atendidos”, disse.

    O programa tem contribuído para melhorar a vida dos jovens. Daniele de Lima de Mello, 14 anos e agora Cabo Melo, conta que aprendeu muito na Guarda Mirim. “A Guarda Mirim é como se fosse minha segunda casa, pois aprendo muitas coisas que ajudam no meu crescimento. Gosto muito daqui, dos orientadores e dos meus colegas. Só tenho a agradecer a Deus e o meu comandante Herlon por estar aqui”, disse.

    Para a também cabo Bruna Kemely Teles Leal, 12 anos, a Guarda Mirim foi importante. “Tem me ajudado muito a tomar as decisões certas na minha vida. Agradeço aos orientadores e colegas pelo incentivo. Estou feliz em estar entre os destaques e isso é apenas o começo da minha trajetória”, disse.


    Programa

    Implantado para atender adolescentes e jovens de 10 a 16 anos com risco de vulnerabilidade, o programa tem como objetivo a formação do cidadão incentivando valores morais, sociais e éticos, trabalhando com disciplina pré-militar que valoriza a hierarquia e os símbolos nacionais, entre outros. Os assistidos têm aulas de segunda à sexta-feira, no contraturno escolar. Iniciam como aprendiz e fazem curso básico de formação em várias disciplinas para se tornarem guarda mirim, podendo alcançar graduações simbólicas como cabo, sargento, aspirante, tenente e capitão, de acordo com os cursos que frequentam.

    A Guarda Mirim de Castro funciona em dois prédios do Educandário Manoel Ribas. O projeto conta com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Guarda Patrimonial.

    A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, ressaltou a importância da Guarda Mirim. “É um projeto que forma cidadãos, promove o desenvolvimento pessoal, profissional e sociocultural desses jovens. Com certeza, é um aprendizado que vai contribuir para que eles tenham um futuro melhor”, disse.

    Anúncio Recarga Grátis