sábado, 9 de agosto de 2014

  • , , ,

    Primeiro "Ecoponto" é inaugurado em Castro

    Com objetivo de eliminar os lixões e dar destino correto aos resíduos, protegendo o meio ambiente, a Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, inaugurou nesta sexta-feira (08), o primeiro Ecoponto do município, no Jardim Bailly - na estrada que dá acesso ao Colégio Agrícola. E, a partir de segunda-feira (11) o Ecoponto, instalado no já estará disponível para a  população castrense descartar os resíduos. "Este é um projeto que já é desenvolvido em São Paulo e que conhecemos em cursos que participamos. Algumas cidades do Paraná já estão adotando esta medida, mas na região, esta iniciativa é inédita", aponta a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe.


    O Ecoponto é um local de entrega voluntária de pequenos volumes - até 1 m³ - de entulho de obras, móveis usados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, poda de jardim e de resíduos recicláveis. Assim, as pessoas poderão descartar gratuitamente os materiais que não são recolhidas normalmente pelas coletas regulares, e assim evitando que estes materiais sejam abandonados nas calçadas, ruas e terrenos baldios que muitas vezes acabam se transformando em lixões. "A escolha deste local para a implantação do primeiro Ecoponto no município não foi à toa. Este é um local que sempre tivemos problemas de descarte clandestino de lixo. Com o Ecoponto, esperamos que este problema seja solucionado", aponta o prefeito de Castro em exercício, Marcos Bertolini. Ao todo, estão projetados a implantação de seis Ecopontos em Castro, em locais estratégicos. 

    O depósito irregular de lixo é um problema muito antigo e sério em Castro. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos mantém duas equipes que diariamente identificam e limpam terrenos. Mas, logo após a limpeza, a maioria destes locais volta a se transformar em depósitos irregulares de lixo. "Por isso precisamos, além de identificar e punir os responsáveis por estes crimes, criar estratégias de combate a este tipo de situação. Neste sentido, acredito que o Ecoponto será um grande avanço", frisa a diretora municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa Machado. 

    O Ecoponto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos sábados, das 8h30 às 11h30. Um funcionário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ficará no local para receber e orientar as pessoas que desejam descartar os resíduos. No local também foi instalado um contêiner de coleta seletiva, para depósito de materiais recicláveis - que serão encaminhados para a Associação dos Catadores de Castro. Os móveis e eletrodomésticos que estiverem em condições de uso também serão repassados à Diretoria de Habitação, para o atendimento de famílias que precisam destes materiais. “Esperamos continuar contando com a participação da população no projeto 'Eu amo Castro, eu colaboro!', agora com mais esta etapa, através da utilização dos Ecopontos”, completa Neide. 

    Informações das assessorias.

    Avon