Top Ad 728x90

sexta-feira, 25 de julho de 2014

  • , , , , ,

    Pintando um Sorriso antederá 7,5 mil crianças

    Em mais uma edição do Projeto Pintando um Sorriso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, 7.500 crianças de três a dez anos receberão orientação de higiene e repasse de informações sobre saúde bucal. O cronograma de visitas às instituições de ensino começou em meados de julho e segue até setembro, com ações desenvolvidas em dez Centros Municipais de Educação (Cmeis), oito Escolas do Campo, 18 Escolas Municipais, além da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio. 

    A coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e coordenadora do projeto, Débora Araújo, explica que o objetivo é orientar as crianças sobre a importância de cuidar da higiene bucal, de maneira apropriada para a faixa etária: mais lúdica e divertida. Assim, o Pintando um Sorriso leva às escolas teatro de fantoches, desenhos sobre higiene bucal e brincadeiras. Os dentistas mostram a forma correta de escovar os dentes utilizando uma prótese – o Bocão – e os alunos têm escovação correta e aplicação de flúor com acompanhamento do profissional. “As crianças recebem também um kit com creme dental, escova, fio dental e material didático sobre os cuidados”, explica a coordenadora. Durante o trabalho nas escolas, os dentistas ainda conseguem identificar os casos mais graves de problemas bucais e encaminhar para atendimento. Além disso, os professores também são capacitados para a promoção da saúde bucal com suas turmas. 

    Um dos locais que já recebeu o projeto foi o Cmei Elizabet Macedo Kugler. E, é fácil perceber que as crianças se divertiram e aprenderam muito. “A gente tem que escovar os dentes todos os dias, depois do café, almoço e janta. Tem que cuidar para os bichinhos não comerem os nossos dentinhos”, destaca o pequeno Vitor Miguel Rodrigues, que aprendeu a lição. 

    “Mostramos a importância de iniciar os cuidados com a saúde bucal o mais cedo possível e orientamos para boas práticas de higiene com os dentes”, frisa Débora, reforçando que os cuidados adequados melhoram a qualidade de vida e significam economia em tratamentos futuros. 
    Na próxima semana, será a vez do Cmei Nosso Lar receber o projeto, além das escolas municipais São Sebastião, Santo Lazarini e Palmito. 

    Informações da Acessoria 

    Veja ainda